quarta-feira, 27 de abril de 2016

sábado, 23 de abril de 2016

domingo, 17 de abril de 2016

HOMENAGEM AO POETA LEONEL NEVES c/ bibliografia


Leonel Neves nasceu em Faro, em 1921, mas tem as suas raízes no Barlavento - Casa Alta (Aljezur) e Odeáxere. A continuação dos estudos levam-no a Lisboa, para cursar Matemática na Faculdade de Ciências e formar-se em Engenheiro Geógrafo. Frequenta a tertúlia do Café Chiado e convive, entre outros, com homens de letras como Sidónio Muralha, Eugénio de Andrade, Manuel da Fonseca e Alexandre Cabral. A sua actividade literária estende-se à Página Infantil do Diário Popular e inicia a sua carreira de letrista a pedido do acordeonista Anatólio Falé.
Colabora com o compositor e guitarrista João Bagão, na renovação do Fado de Coimbra, e escreve letras para a música do compositor e acordeonista António Mestre (também barlaventino), para serem cantadas por Amália Rodrigues.
As suas actividades profissionais levam-no a Moçambique e depois a Timor, em 1964, onde permanece dois anos e exerce as funções de Chefe do Serviço Meteorológico de Timor. Da experiência, resultará Memória de Timor-Leste. Regressado a Portugal, colabora no grupo de Luís Góis, fazendo letras para vinte e duas canções e publica Natural do Algarve. A Universidade do Algarve fez uma 2ª edição, em 1986. A partir de 1975, ensaia uma longa série de publicações de livros infanto-juvenis (muitos dos quais ilustrados por Tóssan). Em poesia, edita Ontem à Noite, onde fala de Lisboa. Morre, a 6 de Setembro, em Odeáxere. A 20 de Fevereiro, é postumamente lançado, em sessão no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria ll, Memória de Timor-Leste.
Além duma vintena de livros infanto-juvenis, muitos deles em 2ª e 3ª edição, publicou, em poesia:
Janela Aberta, Edição do Autor, 1940.
Natural do Algarve, Guimarães Editores, 1968;
2ª edição, 1986, Universidade do Algarve.
O Tejo em Lisboa, (colectivo), Câmara Municipal de Lisboa, 1981.
O Algarve na Poesia, (colectivo), Universidade do Algarve, 1982.
Ontem à Noite, Livros Horizonte, 1989.
A Cal Cúbica, ed Universidade do Algarve
* A Cãmara Municipal de Lagos atibuiu-lhe o nome de uma rua.

clicar youtube para écran inteiro

segunda-feira, 11 de abril de 2016